Mclaren Surpreende e Domina o GP da Hungria
O GP da Hungria marcou o início de uma nova fase no Mundial de Fórmula 1, com o fim da previsibilidade concentrada no domínio absoluto da dupla Verstappen-Red Bull. Em Hungaroring as apostas na vitória estavam divididas entre Max Verstappen (Red Bull), Lando Norris (Mclaren), Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari). Em segundo plano Oscar Piastri (Mclaren), Carlos Sainz (Ferrari) e George Russell (Mercedes), muito próximos.
Nas definições das posições do grid de largada oito carros viraram com uma diferença de um segundo entre eles: 1º) Norris com 1m15s227, 2º) Piastri com 1m15s249, 3º) Verstappen com 1m15s273, 4º) Sainz com 1m15s696, 5º) Hamilton com 1m15s454, 6º) Leclerc com 1m15s905, 7º) Alonso com 1m16s043 e 8º) Stroll com 1m16s244. O primeiro (Norris) e o quarto (Sainz) no grid separados por 0s469. Aí se projetava a garantia de uma boa competição. Na tomada de tempo Sergio Perez voltou a decepcionar, ao bater o carro no início da prática, não passando do Q1. O mexicano está jogando fora a oportunidade de permanecer numa equipe de ponta, simplesmente por não cumprir minimamente o desempenho que dele se espera. Ele parece psicologicamente derrotado. A Aston Martin recuperou um pouco do terreno perdido nas últimas provas. Por causa de um erro da equipe, George Russell (Mercedes) marcou o 17º lugar.
Depois de uma largada um pouco confusa, os carros da Mclaren partiram para a liderança, com Piastri à frente, seguido por Norris. Não é comum acontecer muita variação nas estratégias de trocas de pneus. Em Hungaroring, onde o desgaste costuma ser maior, algumas equipes tentaram formatos diferentes. A maioria não deu certo. Numa dessas o serviço de boxe da Mclaren acabou fazendo com que Piastri caísse do primeiro para o segundo lugar, com o outro Mclaren, de Norris, assumindo a liderança. A equipe inglesa, pelo rádio, pediu insistentemente para que Norris cedesse a posição a Piastri. As ordens de boxe lembravam “dos acordos decididos nas reuniões de domingo de manhã”. Não sabemos do que os “acordos” tratam, mas se foi apalavrado, o melhor é ser cumprido. Foram quase dez voltas para convencer Norris, que finalmente cedeu a posição e permitiu que Piastri chegasse à sua primeira vitória na Fórmula 1. Hamilton foi o terceiro, Leclerc o quarto, Verstappen o quinto, Sainz o sexto, Perez o sétimo, Russell o oitavo, Tsunoda o nono e Stroll o décimo. 19 carros terminaram a prova, sendo que 11 nas 70 voltas e 8 nas 69 voltas. 1 abandonou (Gasly).
Acontecimentos desagradáveis envolveram atitudes de Max Verstappen na Hungria. Numa pista com raríssimos pontos de ultrapassagem, mesmo assim forçando a barra, o holandês, em disputa acirrada com Lewis, passou do ponto de frenagem e bateu no Mercedes. O carro de Max decolou e voltou para o asfalto numa posição que permitiu aos dois continuarem na corrida. Max terminou o GP em quinto, sendo superado ainda por Leclerc. O tricampeão, depois da prova, colocou a culpa no britânico, mas o erro foi dele mesmo. Verstappen teria, além de se dirigir com palavrões aos membros da equipe, ainda teria sido muito grosseiro com jornalistas. Max está deixando muito claro que se desestabiliza facilmente em situações adversas. Esses acontecimentos precisam ser administrados com calma. Ofender colegas de trabalho é o primeiro passo para detonar o ambiente profissional. Semear descontentamento leva inevitavelmente à derrota. Situações ruins estão acontecendo dentro da equipe Red Bull. Nem estruturas milionárias suportam ambientes contaminados. Verstappen precisa se lembrar do exemplo de Alonso, que poderia ir muito além dos dois títulos mundiais e 32 vitórias, se não fosse o responsável direto pela deterioração do ambiente das equipes que defendeu. Apesar de sua imensa capacidade.
Até agora foram disputados 13 Grandes Prêmios e sete pilotos diferentes conseguiram vencer: Max Verstappen (Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Ímola, Canadá e Espanha), Carlos Sainz (Austrália), Lando Norris (Miami), Charles Leclerc (Mônaco), George Russell (Áustria), Lewis Hamilton (Reino Unido) e Oscar Piastri (Hungria).
Situação do Campeonato Mundial de Pilotos: 1º) Max Verstappen com 265 pontos, 2º) Lando Norris com 189, 3º) Leclerc com 162, 4º) Carlos Sainz com 154 e 5º) Lewis Hamilton com 125.
Situação do Campeonato Mundial de Construtores: 1º) Red Bull com 389 pontos, 2º) Mclaren com 338, 3º) Ferrari com 322, 4º) Mercedes com 241 e 5º) Aston Martin com 69.
Próximo encontro: Grande Prêmio da Bélgica, dia 28 de julho.