Verstappen faz a Diferença em Suzuca

O piloto holandês Max Verstappen mostrou porque é o melhor do grid da Fórmula 1 no momento. Guiando um carro definido pelo próprio Max como “excessivamente arisco”, conseguiu se adaptar, ao encontrar a forma mais eficiente de explorar os pontos fortes do carro, como o motor bem potente e provar que o chassi do RB21 tem potencial de vencedor e que pequenos ajustes podem ser feitos sem que haja a necessidade de uma alteração radical no projeto original.

                Desde os treinos livres a Mclaren vinha confirmando seu favoritismo, que durou até o último segundo da qualificação, quando Verstappen tirou a pole position das mãos dos carros cor de laranja. O holandês conseguiu com o Red Bull RB21 virar em 1m26s983, enquanto Lando Norris (Mclaren MCL39) marcou 1m26s995, uma diferença de 0s012. O outro carro da Mclaren, de Oscar Piastri, marcou 1m27s027, 0s044 mais lento que o holandês. Completaram os 10 primeiros: 4º) Charles Leclerc (Ferrari SF25) com 1m27s299, 5º) George Russell (Mercedes W16) com 1m27s318, 6º) Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) com 1m27s555, 7º) Isack Hadjar (Racing Bull VCARB07) com 1m27s569, 8º) Lewis Hamilton (Ferrari SF25) com 1m27s610, 9º) Alexander Albon (Williams FW47) com 1m27s615 e 10º) Oliver Bearman (Haas FV-25) com 1m27s867. Sete equipes colocaram pelo menos um carro entre os 10 primeiros no grid. Diferença de tempo entre o 1º e o 10º colocados: 0s884. Do 1º ao 20º colocados a diferença foi de 2s288, considerando o tempo final registrado.

                A classificação final do GP do Japão foi quase igual à formação do grid: 1º) Max Verstappen (Red Bull), 2º) Lando Norris (Mclaren), 3º) Oscar Piastri (Mclaren), 4º) Charles Leclerc (Ferrari), 5º) George Russell (Mercedes), 6º) Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), 7º) Lewis Hamilton (Ferrari), 8º) Isack Hadjar (Racing Bulls), 9º) Alexander Albon (Williams) e 10º) Oliver Bearman (Haas). Comparados com a formação do grid com o resultado final oito posições os pilotos chegaram na mesma posição que largaram. A exceção é a inversão de posições entre Hadjar (largou em 7º e chegou em 8º) e Hamilton (largou em 8º e chegou em 7º).

Em Suzuka aconteceu uma situação inédita na história da Fórmula 1: dos 20 carros que largaram 19 completaram a prova na mesma volta do vencedor: 53 voltas, Um único carro, o de Lance Stroll, o 20º colocado, completou 52 voltas.

Lamentavelmente profundas alterações acontecerão para 2026. Alguns argumentos, como por exemplo usar motores elétricos em 50% da força motriz do carro, como prevê o novo regulamento. O barulho do motor seria muito reduzido, a ponto de afastar público mais fanático, que entende ser o barulho uma das principais características de um carro de corrida. Chefes de equipe, diretores técnicos e organizadores estão apresentando sugestões que impeçam a “descaracterização” dos carros de corrida. Uma das ideias seria a volta dos motores V10, movidos a combustível com 0% de emissão de poluentes, como é o combustível brasileiro etanol, por exemplo.

Nas classificações para os Campeonatos de Pilotos e de Construtores já se destacam as quatro maiores equipes. Acompanhe as posições depois da 3ª etapa de um total de 24.

Campeonato Mundial de Pilotos: 1º) Lando Norris – 62 pontos, 2º) Max Verstappen – 61, 3º) Oscar Piastri – 49, 4º) George Russell – 45, 5º) Andrea Kimi Antonelli – 30, 6º) Charles Leclerc – 20, 7º) Alexander Albon – 18, 8º) Lewis Hamilton – 15, 9º) Esteban Ocon – 10 e 10º) Lance Stroll – 10.

Campeonato Mundial de Construtores: 1º) Mclaren – 111 pontos, 2º) Mercedes – 75, 3º) Red Bull – 61, 4º) Ferrari – 35, 5º) Williams – 19, 6º) Haas – 15, 7º) Aston Martin – 10, 8º) Racing Bulls – 7, 9º) Kick Sauber – 6 e 10º) Alpine – 0.

Próximo encontro: 13 de abril – GP do Bahrein

Luiz Carlos Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *