Vitória Brasileira a Cada Cinco Anos

Os brasileiros pioneiros na Fórmula 1 foram Chico Landi, Gino Bianco e Fritz D’orey, que entre 1951 e 1858  participaram de alguns Grandes Prêmios. Embora fossem pilotos de bom nível técnico suas carreiras não tiveram continuidade.

Em 1970 surgiu na Fórmula 1 uma das maiores promessas brasileiras: Emerson Fittipaldi. Emerson teve apenas uma temporada e meia na Europa, nas Fórmulas Ford e 3 para mostrar todo o seu potencial. Contratado pelo lendário Colin Chapman para ser segundo piloto da Lotus, para ser companheiro de equipe de Jochen Rindt, Emerson estreou no GP da Grã-Bretanha, em Brands Hatch. Largou em 22º lugar e chegou em 8º, impressionando a todos na equipe. Nos treinos para o GP da Itália o piloto principal Jochen Rindt sofreu um acidente fatal. Ele havia vencido 5 das 10 provas do campeonato. Era líder, com larga vantagem. Ainda poderia ser alcançado por Jacky Ickx e Clay Regazzoni, pilotos da Ferrari, nas 3 provas restantes. Fittipaldi foi promovido a primeiro piloto, com toda a confiança de Chapman. O piloto brasileiro venceu o GP dos Estados Unidos no dia 4 de outubro de 1970. Com esse resultado Rindt, mesmo falecido, conquistou o título de campeão mundial. E Emerson iniciou sua trajetória vitoriosa na Fórmula 1.

Campeão na Fórmula 3, uma das maiores revelações de 1970, ao chegar na Fórmula 1, entretanto, José Carlos Pace vinha lutando com carros limitados nas temporadas de 1972 e 1973. Nas poucas oportunidades que tinha se destacava, como o 5º lugar em Nivelles (Bélgica) em 1972, guiando um velho March 711 ou nos 4º lugar em Nurburgring (com recorde) e o 3º lugar em Zeltweg em 1973. Depois da corrida de Anderstorp, devido a total desorganização, deixou a Surtees e foi para a Brabham, equipe muito melhor estruturada. Depois de ser 2º em Watkins Glen em 1974, liderou até o motor quebrar o GP da Argentina do ano seguinte. Venceu sua primeira corrida, e que seria o única, o GP do Brasil, em 26 de janeiro de 1975, com o Brabham BT44B. A oportunidade de vencer outras corridas foi limitada por Ferrari e Mclaren, que tinham os melhores carros.

Depois de brilhar intensamente na Fórmula 3 inglesa, o piloto brasileiro Nelson Piquet estava pronto para o grande desafio da Fórmula 1. Aceitou convite para participar, com um Ensign N177 do GP da Alemanha, em Hockeinhein, Com carro limitado, largou em 21º e não terminou, por problemas de motor. Fez três corridas com um ultrapassado Mclaren M23 da BS Fabrications. O 9º lugar em Monza foi o melhor que pode conseguir. Mostrou todas as suas qualidades, o que gerou convite de Bernie Ecclestone para guiar os carros da Brabham. Só deu tempo de fazer uma única corrida em 1978. No final de 1979 a Brabham deixou os motores Alfa Romeo e voltou ao Ford Cosworth equipando o novo modelo BT49. Piquet brigou pelo título durante o ano de 1980, perdendo para Alan Jones. No GP de Long Beach, no dia 30 de março de 1980, Nelson Piquet venceu seu primeiro GP na Fórmula 1.

Ayrton Senna foi campeão em diversos torneiros das Fórmulas Ford e 3, se tornou o piloto sensação do automobilismo europeu, com um futuro brilhante pela frente. E o brasileiro não decepcionou. Depois de uma passagem absolutamente vitoriosa pelas categorias de acesso, Senna chegou à Fórmula 1 em 1984, integrando a equipe da Toleman, uma das menores das Fórmula 1. Depois de um abandonado no Brasil, foi sexto colocado na África do Sul e Bélgica e não pontuou na França. Em Mônaco o piloto brasileiro fez uma das mais sensacionais da história, fazendo ultrapassagens em lugares que pareciam impossíveis. No restante do campeonato fez o que estava ao seu alcance. Assinou com a Lotus para o ano seguinte. O GP de Portugal de 21 de abril de 1985 será sempre lembrado como consagrador para Ayrton Senna. Debaixo de forte chuva Senna venceu, foi tão mais rápido que todos e no final da corrida colocou mais de uma volta de vantagem sobre o terceiro colocado. Ayrton iniciava aí uma das mais bem sucedidas carreiras de um piloto na história do automobilismo mundial.

Resumindo a coincidência histórica, a cada cinco anos:

1970 – Emerson Fittipaldi – Primeira vitória na Fórmula 1

1975 – José Carlos Pace – Primeira vitória na Fórmula 1

1980 – Nelson Piquet – Primeira vitória na Fórmula 1

1985 – Ayrton Senna – Primeira vitória na Fórmula 1

Primeiras vitórias de Barrichello e Massa:

2000 – Rubens Barrichello – GP da Alemanha

2006 – Felipe Massa – GP da Turquia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *