Antonio Ascari
Antonio Ascari nasceu em Moratica de Bonferraro, Itália, no dia 15 de setembro de 1888. Filho de um comerciante de trigo, abandonou a escola cedo, indo trabalhar como ferreiro. Depois de mudar com a família para Milão se empregou na fábrica de automóveis De Vecchi como mecânico. Participou de sua primeira corrida em 1911, a Criterium di Modena, ao volante de um De Vecchi 16/20 HP.
Depois a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) ainda era um desconhecido como piloto. Disputou então a Subida de Montanha Parma-Pogio de Berceto, chegando à frente de pilotos famosos, guiando um ultrapassado Fiat. Baixou o recorde do circuito e logo ganhou notoriedade. Depois de alguns resultados razoáveis, vence a Copa de Consuma com o mesmo velho Fiat. Disputando a Targa Florio enfrentou seu primeiro acidente grave, sofrendo várias fraturas. A recuperação demorada o fez ficar afastado das corridas até 1921. Voltou como integrante da equipe oficial da Alfa Romeo. No mesmo ano venceu a Parma-Poggio di Berceto, com um Alfa 40/60 HP.
Em 1922, enquanto a Alfa Romeo testava seu novo RL de 6 cilindros, Ascari competiu contra Masetti, Goux e Giaccone, nomes consagrados, com o ES Sport 20/30 HP. Foi sensacional sua participação em Madonie, ia vencer a corrida quando um pneu furou. Depois venceu a Gargnamo-Tignale e Targa Florio.
A Alfa Romeo concluiu os testes do RL em 1923, modelo que a fábrica confiava muito. Ascari liderava a Targa Florio mas a 100 metros da chegada quebrou o motor. Em 1924 quase chegou na frente novamente na Targa Florio. Em compensação voltou a vencer a Parma-Poggi di Berceto. Nesse mesmo ano ficou pronto o famoso Alfa Romeo P2, criação do genial Vittorio Jano. Com esse carro Ascari foi brilhante. Chegou na frente no GP da Itália, em Monza. No novo circuito italiano alcançou a média horária de 158,896 km/h, batendo o recorde mundial, superando inclusive Indianapolis.
Antonio Ascari era considerado um dos melhores pilotos do mundo em 1925. Venceu o GP da Bélgica, em Spa Francorchamps. Tinha grandes chances de também vencer o GP da França, no circuito de Montlhéry. Mas acabou sofrendo um acidente grave, que resultou em sua morte.
O mundo do esporte lamentou profundamente sua morte. Milhares de pessoas na Itália acompanharam seu enterro.