Mudanças Entre Pilotos para 2025
As especulações sobre as mudanças de pilotos nas vagas disponíveis nas equipes da Fórmula 1 só aumentam. Algumas delas são verdadeiras, mas a maioria pode ser classificada como fake News, tal o distanciamento da realidade.
Carlos Sainz está no centro das decisões das vagas nas equipes. O piloto espanhol tinha como as opções mais atraentes a Red Bull, porém a equipe austríaca decidiu renovar o contrato com Sergio Perez e a Mercedes, que resolveu apostar na revelação italiana Kimi Antonelli, de 18 anos. Sainz teria agora como opções Audi e Williams. A Audi comprou a Sauber e passará por ano de transição, quando ainda utilizará o nome Sauber e o primeiro carro marca Audi só estará no grid em 2026. A equipe espera contar com a experiência de Sainz. A Williams promete, para atrair Sainz, projetos vencedores para o futuro, por conseguir reunir um grupo técnico competente. O mercado de pilotos aguarda a decisão do espanhol para movimentar suas peças.
Esteban Ocon e Alpine resolveram, em comum acordo, que o piloto não será titular do time francês em 2025. Essa decisão já teria sido tomada, segundo o piloto, no início da temporada. Quanto ao acidente de Mônaco, quando Ocon bateu em Gasly num local impossível de ultrapassar. Ocon assumiu a culpa. Ele é conhecido por encrencar com seus companheiros de equipe e até com adversários. A arrogância é um aspecto marcante de sua personalidade.
Yuki Tsunoda tem cumprido um ano de excelentes participações, pontuando em cinco das oito corridas e acumulando 19 pontos. É o 10º na tabela de classificação. Mesmo assim ainda não se garantiu no grid do ano que vem. Vencedor de oito corridas, companheiro do japonês na RB, Daniel Ricciardo está em 14º no Campeonato, com apenas cinco pontos. O australiano dificilmente se manterá na Fórmula 1.
Com 10 vitórias na carreira, aos 34 anos, Valtteri Bottas tem futuro incerto na categoria. Está cumprindo seu último ano de contrato com a Sauber. Parece não estar nos planos da Audi, que já contratou Nico Hulkenberg e aguarda decisão de Sainz.
Kevin Magnussen é um dos pilotos mais criticados do grid. Joga duro em excesso nas disputas por posições. Está em vias de levar uma corrida de suspensão por atitudes desleais. O dinamarquês é um piloto rápido, mas inconsistente, provoca acidentes, assim como aconteceu em Mônaco. A Haas não deverá renovar seu compromisso.
O mercado permanecerá agitado até o final do mês de junho, época em acreditamos esteja tudo definido. Constantemente são citados nomes de jovens promessas, que vêm se destacando nas Fórmulas 2 e 3, especialmente. Infelizmente o espaço é muito restrito, restrito a 20 assentos. Assim muitos talentos são perdidos, ficando pelo caminho. Próximo encontro: GP do Canadá, dia 9 de junho