1982 GP de Mônaco

Foi uma das corridas mais emocionantes e surpreendentes da história do automobilismo.  As acirradas disputas começaram nos treinos oficiais para formação do grid. A pole position de René Arnoux, com seu Renault RE30B, foi inesperada, devido às características do circuito, de baixa velocidade e cheio de curvas, que não favorecia o carro francês. Riccardo Patrese, com o Brabham BT49 com motor aspirado fez o segundo melhor tempo e, nova surpresa, Bruno Giacomelli, com o Alfa Romeo 182, em terceiro lugar. Alain Prost (Renault RE30B), Didier Pironi (Ferrari 126C2), Keke Rosberg (Williams FW08), Andrea De Cesaris (Alfa Romeo 182), Derek Daily (Williams FW08), Michele Alboreto (Tyrrell 011) e John Watson (Mclaren MP4/1B) completaram os dez primeiros do grid.

O GP de Mônaco era a sexta etapa do Campeonato Mundial de 1982. Até a prova do principado, a pontuação entre os pilotos era a seguinte: 1º) Alain Prost – 18 pontos, 2º) John Watson – 17, 3º) Keke Rosberg – 14,  4º) Niki Lauda – 12 e 5º) Didier Pironi e Michele Alboreto – 10, entre os melhores posicionados.

Dada a largada, Arnoux assumiu a liderança e nela permaneceu até a 15ª volta, quando rodopia nos esses da piscina e fica fora da prova. No outro carro da Renault, Prost era então o novo líder. O francês assumiu a ponta e nela permanece mesmo com a chuva fina que torna a pista escorregadia. Prost então comete um raro erro na reta do porto e bate no guard rail e abandona. O líder passa a ser Patrese, mas logo o italiano derrapou na pista molhada e seu motor morreu. Perde várias posições, mas retorna com auxilio dos fiscais de pista. Pironi era o novo líder até que o motor para de funcionar dentro do túnel, deixando o francês a pé. Assume a dianteira Derek Daly, que já tinha batido, estava sem o aerofólio traseira e andando devagar, logo abandonando. Quem seria o novo líder na última volta da corrida? Riccardo Patrese cruzou a linha de chegada sem saber que havia vencido o GP de Mônaco, a mais importante vitória de sua carreira. Mesmo não completando a prova, Pironi ficou em segundo e De Cesaris em terceiro.

Foi um dos Grandes Prêmios mais confusos da história, com pilotos se alternando em muitas posições. O público presente ao evento demorou para entender o que estava acontecendo. Uma corrida surpreendente em todos os acontecimentos.

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