1972 I Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
A primeira vez que um carro de Fórmula 1 acelerou numa pista brasileira ocorreu em Interlagos, no dia 28 de março de 1972, quando foi disputada o primeiro dia de treinos e qualificação para o grid de largada do I GP Brasil, evento teste que não contou pontos para o Campeonato Mundial. A corrida aconteceu no dia 30.
A Prefeitura de São Paulo disponibilizou a verba necessária para a adequação do autódromo de Interlagos às exigências da FIA. Se esforçaram também os dirigentes da Confederação Brasileira de Automobilismo e os pilotos brasileiros já envolvidos com a Fórmula 1. O principal autódromo brasileiro estava pronto para o grande desafio. 12 carros se inscreveram para o histórico evento.
Formação do grid de largada: 1º) Emerson Fittipaldi (Brasil) – Lotus 72D – 2m32s363, 2º) Carlos Reutemann (Argentina) – Brabham BT-34 – 2m34s387, 3º) Ronnie Peterson (Suécia) – March 721 – 2m34s616, 4º) Wilson Fittipaldi Junior (Brasil) – Brabham BT-33 – 2m36s344, 5º) Dave Walker (Austrália) – Lotus 72D – 2m37s656, 6º) Jean-Pierre Beltoise (França) – BRM P160 – 2m37s793, 7º) José Carlos Pace (Brasil) – March 711 – 2m39s376, 8º) Henri Pescarolo (França) – March 721 – 2m40s021, 9º) Luiz Pereira Bueno (Brasil) – March 721 – 2m42s112, 10º) Peter Gethin (Inglaterra) – BRM P160 – 2m42s112, 11º) Helmut Marko (Áustria) – BRM P153 – 2m43s391 e 12º) Alex Soler Roig (Espanha) – BRM P153 – 2m44s039.
Na largada Reutemann pulou na frente, seguido por Wilsinho e Emerson. Logo Wilsinho assumiu a liderança, por duas voltas. Emerson superou o irmão e o argentino e se distanciou na ponta. Beltoise não largou, enquanto Pace, Pescarolo e Gethin abandonaram na primeira volta. Peterson passou Wilsinho, que sofria com a queda de rendimento do carro, e ficou isolado no terceiro posto. Na 32º das 37 voltas Emerson rodou em plena reta dos boxes, por quebra da suspensão, um acidente que poderia ter resultado trágico se acontecesse em outro ponto da pista. O piloto não bateu e conseguiu recolher o carro aos boxes. Reutemann administrou a liderança e venceu a corrida.
A classificação final do primeiro GP Brasil: 1º Carlos Reutemann – 37 voltas – 1h37m16s248, 2º) Ronnie Peterson – 37 voltas – 1h38m4s904, 3º) Wilson Fittipaldi Junior – 37 voltas – 1h39m19s627, 4º) Helmut Marko – 36 voltas – 1h37m46s948, 5º) Dave Walker – 36 voltas – 1m38m16s875, 6º) Luiz Pereira Bueno – 35 voltas – 1h38m34s387 e 7º) Emerson Fittipaldi – 32 voltas – 1m33m56s727.
No final da corrida, arquibancada lotada, nenhuma ocorrência grave, o evento alcançou o êxito desejado. A organização foi aprovada e abriu caminho para o país na Fórmula 1. A partir de 1973 o Brasil integrou o calendário oficial da mais importante categoria do automobilismo mundial.