A Melhor Corrida do Ano na Bélgica

Mercedes, Mclaren, Red Bull e Ferrari colocaram seus oito carros nas oito primeiras posições tanto na qualificação quanto na classificação final, na disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, no último domingo. Spa marcou o fim das seguidas e facilmente previsíveis vitórias da dupla Verstappen-Red Bull. A equipe austríaca começou o ano fulminando os adversários, com duas dobradinhas Verstappen/Perez em Bahrein e Arábia Saudita. Na Austrália aconteceu o inesperado: dobradinha vitoriosa da Ferrari, com Sainz à frente de Leclerc. Outras dobradinhas inesperadas foram Piastri  e Norris (Ferrari) na Hungria. A dupla da Mercedes chegou a vencer, com Russell e Hamilton da Bélgica, mas Russell foi desclassificado por irregularidade no peso do carro.

As corridas estão cada vez mais interessantes e o grande diferencial de recentes tempos para hoje está na proximidade dos carros. Aconteceu em Spa um fato inédito na história da Fórmula 1: 19 carros completaram todas as 44 voltas da prova. Somente um carro não completou, o do chinês Zhou, na volta 5. Causou espanto a rapidez com que Mercedes, Mclaren e Ferrari se igualaram e até superaram a Red Bull. Vínhamos acompanhando essa evolução de décimo em décimo de segundo de todas as equipes. Acreditávamos que situações como a de Spa só aconteceriam no final da temporada, ou início de 2025, quando chegaria ao teto o desenvolvimento  da Red Bull. Em Fórmula 1 existem domínios que duram no máximo algumas temporadas, como o da Mercedes, que perdurou por oito anos.

Na definição do grid de largada os carros das grandes equipes foram os mais rápidos. O grau de dificuldade dos pilotos aumentou significativamente com a chuva intermitente, de intensidade variável, que se precipitou na hora da qualificação. As trocas de pneus se sucediam em ritmo vertiginoso, causando até algumas confusões entre as equipes. Com o tempo de 1m53s159 Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido, seguido de Charles Leclerc (Ferrari), Sergio Perez (Red Bull), Lewis Hamilton (Mercedes), Lando Norris (Mclaren), Oscar Piastri (Mclaren), George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari). A diferença de tempo entre o primeiro e o oitavo colocado foi de 1s318. Se a pista estivesse seca a distância seria bem menor.

A previsão do tempo mostrava que a corrida belga seria disputada com tempo bom. Um público de mais de 350 mil pessoas circulou nos três dias de atividades na grande área de Spa. Quem assistiu a corrida ficou satisfeito com o que viu. Verstappen, o favorito, teve que largar em 11º, punido com dez posições no grid por trocar componentes da unidade de potência. A maior parte das equipes optou por duas paradas para troca de pneus. Com 44 voltas programadas, a maioria largou com pneus médios e programou trocas para duros. Russell e Sainz planejaram uma única troca. Deu tudo certo para o britânico e tudo errado para o espanhol. Os dois Mercedes chegaram na frente. Seria a segunda vitória de Russell no ano, mas ele foi desclassificado depois da corrida por irregularidade no peso do carro. Hamilton herdou a vitória, com seu Mercedes. Na sequência chegaram: 2º) Oscar Piastri (Mclaren), 3º) Charles Leclerc (Ferrari), 4º) Max Verstappen (Red Bull), 5º) Lando Norris (Mclaren), 6º) Carlos Sainz (Ferrari) e 7º) Sergio Perez (Red Bull). Diante de tantas entradas nos boxes, alternâncias e brigas por posições, chegou a um ponto do GP em que ninguém arriscava um palpite sobre o vencedor. Só se soube que equipe adotou a melhor estratégia depois de cruzada a linha de chegada.

Agora a Fórmula 1 entra em férias de meio de ano e o retorno acontecerá no dia 25 de agosto, no Grande Prêmio da Holanda. Quando as corridas voltarem deveremos nos acostumar com a alternância de vitórias entre Red Bull, Mclaren, Mercedes e Ferrari. Essa situação tornará as disputas bem mais atraentes. Isso é tudo o que o apaixonado por velocidade mais quer.

Aproveitaremos as férias da Fórmula 1 para publicar alguns textos sobre técnica e outros historicamente relevantes.

Situação do Campeonato Mundial de Pilotos: 1º) Max Verstappen com 277 pontos, 2º) Lando Norris com 199, 3º) Leclerc com 177, 4º) Oscar Piastri com 167 e 5º) Carlos Sainz com 162.

Situação do Campeonato Mundial de Construtores: 1º) Red Bull com 408 pontos, 2º) Mclaren com 366, 3º) Ferrari com 345, 4º) Mercedes com 266 e 5º) Aston Martin com 73.

Próximo encontro: GP da Holanda, em 25 de agosto.

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