Grande Prêmio da Itália de 1967

O Grande Prêmio da Itália de 1967 da Fórmula 1 foi uma das mais sensacionais corridas da história do automobilismo mundial. Faltavam três etapas para o encerramento do campeonato (Itália, Estados Unidos e México). Os pilotos da equipe Brabham Repco lideravam a competição com folga. O neozelandês Denny Hulme, 31 anos, liderava com 43 pontos e buscava seu primeiro título de campeão do mundo e o australiano Jack Brabham, 41 anos, o patrão, o já tricampeão mundial, somava 34 pontos. O título entre os construtores também estava praticamente assegurado.

Com o grid de 18 carros farto de grandes pilotos, com destaque para os já campeões mundiais Jack Brabham, Jim Clark, Grahan Hill e John Surtees e os  que viriam a ser, Denny Hulme, Jackie Stewart e Jochen Rindt, além de talentos como Bruce Mclaren, Chris Amon, Dan Gurney e Jack Ickx, Tinha tudo para ser uma grande disputa. E foi!

A dura rivalidade ficou evidente na qualificação. Na época o circuito de Monza era o de 5,750 km, ainda não tinham sido construídas as chicanes, que reduziram a velocidade. Jim Clark (Lotus) registrou o melhor tempo, em 1m28s50. Na sequência: Jack Brabham (Brabham) com 1m28s80, Bruce Mclaren (Mclaren) com 1m29s31, Chris Amon (Ferrari) com 1m29s35, Dan Gurney (Eagle) com 1m29s38, Denny Hulme (Brabham) com 1m29s46, Jackie Stewart (BRM) com 1m29s60, Grahan Hill (Lotus) com 1m29s70 e John Surtees (Honda) com 1m30s30. A média horária do pole Jim Clark foi de 233,898 km/h.

Na largada Brabham pulou na frente, seguido por Bruce, Gurney, Clark e Amon. Gurney supera Bruce e Brabham e assume a liderança. Os Lotus de Clark e Hill superam Gurney. O aproveitamento do vácuo mantinha um grupo compacto. Ninguém conseguia abrir vantagem e trocavam de posição constantemente. Cinco pilotos se revezaram na liderança. Clark entrou nos boxes para trocar um pneu e partiu para uma incrível recuperação. O escocês, depois de perder uma volta, fez uma das melhores corridas da sua vida. Voltou para a pista guiando no extremo limite e, na 60ª volta, recuperou a liderança. Mas Jim não esta mesmo no seu dia. Fez o que parecia impossível. Mas um problema no motor o fez ceder a vitória a John Surtees e Jack Brabham, ficando em terceiro lugar. Uma corrida memorável.

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