Maserati 250F

                A empresa italiana Maserati surgiu em 1914, fundada por Alfieri, Ernesto e Ettore Maserati, com o firme propósito de construir carros de corrida de alto desempenho. Com um trabalho sério e competente os irmãos atingiram o objetivo pretendido. Os carros da Maserati venceram inúmeras corridas nos anos de 1910 a 1920. Sempre foram competitivos mesmo quando não dispunham dos melhores carros. O sucesso nas pistas levou a empresa a construir uma linha de carros de passeio esportivos, também alcançando êxito.

                Quando a Fórmula 1 foi lançada, em 1950, seis carros da Maserati alinharam para o GP da Grã-Bretanha, defendendo equipes particulares. Não foram páreo para os Alfetta nos primeiro e segundo anos. Em 1953 foi superada pela Ferrari, mas concluiu a construção do modelo 250F no final do ano, para competir em 1954.

                A Maserati estava longe de ser uma empresa organizada. No departamento de competições reinava a confusão. No mesmo espaço executavam manutenção dos carros dos pilotos clientes, dos pilotos oficiais de fábrica e dos carros esporte de outros usuários. Resultado: os próprios mecânicos contratados se dividiam na tarefa de cuidar dos carros da fábrica a dos particulares. Quando a empresa decidiu organizar o setor conseguiram ganhos significativos.

O 250F era certamente um carro bem projetado, conclusão de estudos muito bem elaborados. Nos anos de 1954 e 1955 a Mercedes dominou amplamente as corridas da Fórmula 1. Com o fechamento do departamento de competições da empresa alemã, no final de 1955, o Campeonato voltou a ficar aberto para as demais fábricas. Nesse período a Maserati realizou vários melhoramentos no 250F até o final de 1956. A equipe italiana tinha como piloto contratado Stirling Moss. Mas o britânico se transferiu para a Vanwall. O caminho ficou aberto para Juan Manuel Fangio guiar o 250F. O então chamado Superleggera era equipado com mtor aspirado de 2.500 cc, seis cilindros em linha e câmbio de cinco marchas.

 Fangio-Maserati 250F formou um par perfeito. O argentino participou de sete corridas na temporada de 1957 e venceu quatro: Argentina, Mônaco, França e Alemanha. Fangio faturou seu quinto título mundial. Das nove vitórias conquistadas pela Maserati em sua passagem pela Fórmula 1 oito foram com o 250F, sendo seis com Fangio e duas com Moss. O piloto argentino disse que o 250F foi o melhor carro que ele guiou.

Em péssima situação financeira, quase falida, a Maserati iniciou seu caminho em direção ao total declínio. Ficou para a história contar os excelentes carros de corrida que projetou e construiu.

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