Mike Hawthorn

John Michael Hawthorn nasceu no dia 10 de abril de 1929, em Mexborough (Yorkshire), na Inglaterra. Depois de brilhar intensamente nas categorias de acesso em pistas britânicas, estreou na categoria máxima em 1952, aos 23 anos de idade, com um Cooper-Bristol T20, no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, chegando em quarto lugar. Com o mesmo carro, participou de outros quatro Grandes Prêmios e num deles chegou em 3º lugar, em Silverstone, sendo esse seu primeiro pódio. De estilo ousado, em algumas ocasiões até temerário, foi contratado pela Ferrari para a temporada seguinte. Em 1953 venceu sua primeira corrida, com o modelo 500, no circuito francês de Reims e foi ao pódio mais duas vezes. Seu companheiro de equipe, Alberto Ascari, conquistou seu bicampeonato mundial naquele ano. Em 1954 teve início o reinado de Fangio, que duraria até 1957. No ano de 1954 o piloto britânico chegou em segundo lugar três vezes e venceu o último GP do ano, ficando em terceiro no campeonato. Em 1955 participou de duas corridas pela Vanwall e três pela Ferrari, sem alcançar destaque. Disputou apenas três provas em 1956 por equipes menores e no ano seguinte voltou para a Ferrari. Sua forma agressiva de guiar agradava muito os italianos de Maranello. Em 1957, a última temporada completa de Fangio, foi duas vezes ao pódio e terminou o campeonato em 4º lugar.

1958 viria a ser a temporada de consagração para o britânico. Foram disputadas 11 corridas no ano. Hawthorn venceu uma, chegou cinco vezes em 2º lugar e uma em 3º. Venceu o campeonato com 42 pontos, apenas 1 de diferença para o compatriota Stirling Moss. Apesar do contentamento pela conquista, Mike decidiu abandonar o automobilismo no final do ano, com somente 29 anos de idade. O piloto ficou profundamente abalado com dois acontecimentos: os acidentes fatais sofridos pelos seus companheiros de equipe e amigos pessoais Luigi Musso, no GP da França e Peter Collins, no GP da Alemanha. Ainda em Nurburgring anunciou que cumpriria o contrato com a Ferrari e pararia de competir no final do ano. Antes do GP de Portugal começou a contagem regressiva: — Só faltam três, dizia para todo mundo. — Só faltam duas, disse antes do GP da Itália. — É a última! Disse antes do GP de Marrocos, prova de encerramento da temporada e da carreira de Hawthorn.

Concluiu sua passagem no automobilismo como o primeiro britânico a conquistar o Campeonato Mundial de Pilotos.

As corridas saíram da vida de Mike Hawthorn, mas a velocidade não. Sofreu um acidente fatal na cidade de Guildford, cerca de 70 quilômetros de Londres. Segundo um morador das imediações, história publicada em alguns jornais da época, que assistiu ao acidente da janela de sua casa, um Jaguar, de Hawthorn, e um Mercedes, do amigo Rob Walker, vinham disputando em alta velocidade. O Jaguar derrapou no piso molhado, devido a uma chuva que caíra um pouco antes, bateu na traseira de um caminhão, capotou duas vezes e terminou se chocando com uma árvore. O campeão foi socorrido ainda com vida, mas faleceu a caminho do hospital. Era o dia 22 de janeiro de 1959.

Mike Hawthorn participou de 45 Grandes Prêmios na Fórmula 1, sendo 35 deles pela Ferrari. Estreou no GP da Bélgica de 1952 e encerrou sua participação no GP de Marrocos de 1958, quando conquistou o título mundial. Venceu três GPs: França (1953), Espanha (1954) e França (1958). Conquistou 4 pole positions, 6 melhores voltas e foi ao pódio 18 vezes. Morreu aos 29 anos de idade, três meses depois de encerrar sua carreira.

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