Jean Pierre Beltoise
Jean-Pierre Maurice Georges Beltoise nasceu em Paris, França, no dia 26 de abril de 1937. Começou sua carreira como piloto de motocicletas, entre os anos de 1962 a 1964, conquistando o campeonato nacional da França várias vezes. Em 1964 numa corrida de carros em Reims sofreu um acidente e fraturou seriamente um dos braços, ficando com movimentos limitados permanentemente.
Em 1965 voltou a competir na mesma pista em que se acidentou e venceu uma corrida de Fórmula 3. Venceu ainda em Cognac e foi 2º em Rouen, Magny-Cours e Montlhéry, conquistando o título francês da categoria.
Passou a integrar a equipe Matra de Fórmula 2 em 1966. Nesse ano venceu o GP da Alemanha e com vitórias em corridas na França foi campeão nacional. Em 1967 foi campeão ao vencer 4 vezes provas de um torneio na Argentina. Com tantos bons resultados recebeu convite para participar das duas últimas corridas da temporada de Fórmula 1, Estados Unidos e México, pela Matra. Chegou duas vezes em 7º lugar, bons resultados para um novato.
Assinou com a Matra para a temporada de 1968 nas Fórmulas 1 e 2. Nesse ano foi campeão europeu de Fórmula 2. Com o Matra MS11 chegou em 2º lugar no GP da Holanda, em 5º na Espanha e Itália e 6º na África do Sul. Terminou o campeonato em 9º lugar. Em 1969 continuou na Matra, que tinha como primeiro piloto Jackie Stewart. O escocês foi o campeão do ano, com 6 vitórias. Beltoise foi 2º na França, 3º na Espanha e Itália, 4º no Canadá, 5º no México e 6º na África do Sul. Fechou o campeonato na 5ª colocação.
Para a temporada de 1970 Stewart foi para a nova equipe de Ken Tyrrell e Beltoise foi promovido a 1º piloto da Matra. Nesse ano algumas equipes melhoraram muito seus carros e a marca francesa foi superada, ficando em 7º entre as 8 participantes. Beltoise foi 3º na Bélgica e Itália, 4º na África do Sul e 5º na Holanda e México. 1971 seria um ano difícil tanto para Beltoise quanto para a Matra. A fábrica francesa abandonou o automobilismo no final do ano e o piloto francês foi para a BRM.
Na equipe BRM o piloto Jean-Pierre Beltoise conseguiu o melhor resultado de sua carreira na Fómula 1. Venceu o GP de Mônaco de 1972 de forma sensacional. Registrou o 4º tempo no grid e depois da largada superou o Lotus de Emerson e os Ferrari de Ickx e Regazzoni, sob forte chuva, e liderou praticamente do começo ao fim. A chuva não deu trégua durante toda a prova e Beltoise mostrou toda a sua competência ao guiar de forma tão eficiente em condições tão adversas.
Durante o ano de 1972, com um carro limitado não conseguiu somar mais nenhum ponto. Beltoise permaneceu na BRM até o final de 1974. Conquistou um único lugar no pódio, em 2º na África do Sul em 1974. No final desse ano, na falta de um carro mais competitivo, decidiu deixar a Fórmula 1.
Continuou competindo, principalmente em categorias regionais ou continentais, por longos anos. Morreu no dia 5 de janeiro de 2015, quando passava férias em Dakar, vítima de AVC, aos 77 anos de idade.