Hans Stuck

Hans Stuck von Villiez nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 27 de dezembro de 1900, quando seus pais estavam de passagem, durante uma viagem.

                Começou a competir com automóveis no início dos anos 1920 alcançando destaque mesmo pilotando carros limitados em comparação com seus concorrentes. Em 1927 passou a integrar a equipe oficial da marca Austro Daimler. Com a marca austríaca alcançou mais de quarenta vitórias, principalmente em provas de Subida de Montanha. Se tornou um especialista nesse tipo de competição, conquistando os Campeonatos Suiço (1928), Austríaco (1929) e Europeu (1930).

                Em 1931 passou para a equipe Mercedes. Ao volante do modelo SSK foi vitorioso em diversas provas de Subida de Montanha.  Convidado a guiar os potentes monopostos da Auto Union, projetados por Ferdinand Porsche, com motor posicionado na parte central traseira do carro, contrariando os demais, posicionados na dianteira.

                1934 foi o ano mais vitorioso da carreira de Stuck e os carros da Auto Union. Triunfou nos GPs da Alemanha, Suiça e Tchecoslováquia, chegou em segundo na Itália e em quarto na Espanha. Em 1935 venceu o GP da Espanha e foi segundo na Alemanha. Continuou com o mesmo sucesso nas Subidas de Montanha, sendo campeão europeu nesse ano. Os anos de 1937 e 1938 foram menos vitoriosos para Stuck, mas não deixou de conquistar alguns resultados importantes.

                Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Hans Stuck foi um dos primeiros a voltar a competir no automobilismo, obtendo relativo sucesso. Chegou a participar de três Grandes Prêmios da recém-criada Fórmula 1, Suiça (1952), Alemanha e Itália (1953). O melhor resultado foi um 14º lugar na Itália.

                Largou pela última vez em 1960, ano em que conquistou seu último título alemão de Subida de Montanha. Morreu em 9 de fevereiro de 1978, aos 77 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *