Bugatti Tipo 35

Depois de ter trabalhado como consultor e projetista para fábricas de automóveis alemãs, o engenheiro italiano Ettore Bugatti fundou sua própria empresa, com sede em Molsheim, Estrasburgo, na França, no ano de 1909. Desde o início da produção de carros em série, Ettore levou sua marca à participação de corridas, conhecedor do retorno publicitário que proporcionavam. O Bugatti tipo 13, primeiro carro lançado pela fábrica, venceu o GP de Le Mans de 1911 em sua categoria. A marca francesa iniciou seu caminho para o reconhecimento como empresa essencialmente esportiva.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) paralisou as atividades automobilísticas em toda a Europa. Ettore Bugatti transferiu seu estúdio para Londres, onde elaborou diversos estudos e projetos durante o conflito. No retorno à produção, em 1920, lançou o Tipo 30, com um revolucionário motor com três válvulas verticais por cilindro, acionados por um único eixo comando.

Desenvolvimentos mais aprofundados culminaram com o lançamento do tipo 35, em 1924. No GP da França daquele ano a Bugatti chegou à pista de Lion com seis carros para competir, 30 toneladas de equipamentos e peças de reposição e mais de 40 funcionários, além de trailers para os dirigentes da fábrica. A corrida foi vencida por Giuseppe Campari, com o Alfa P2, ainda imbatível carro italiano. Mas o tipo 35 mostrou grande potencial. O destaque do carro eram as rodas de alumínio fundido, uma atraente novidade.

A partir daí teve início a trajetória absolutamente vitoriosa do tipo 35. O piloto Luigi Filippone venceu três corridas no mesmo ano. Para as corridas de mais longa duração foi lançado o tipo 37, com habitáculo para piloto e mecânico.

O Bugatti tipo 35 foi um dos carros de corrida mais bem sucedidos da história. O modelo 35B era equipado com motor de 2.262 cc, 8 cilindros em linha, com turbocompressor Roots, desenvolvia potência máxima de 150 HP. Não fosse a intransigência de Ettore Bugatti, as vitórias teriam chegado antes. Ele só mudava de opinião quando seus posicionamentos eram vencidos por testes incontestáveis, principalmente os de pista.

Do ano de 1925 até 1930 os Bugatti tipo 35 foram os maiores vencedores do automobilismo europeu. Alguns historiadores defendem que a Bugatti conquistou 1.800 vitórias no período em que o tipo 35 dominou as corridas. A Alfa Romeo dominou nos períodos anterior, com o Alfa P2, e posterior, com o Alfa P3.

Ettore Bugatti morreu em 21 de agosto de 1947. Sua fábrica não aguentaria muito tempo e não resistiu à perda de seu criador e comandante. A marca ressurgiria décadas depois com o propósito de produzir um modelo de carro esportivo de alto padrão.

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